written by
Igor Pereira

Por que a Greta Thunberg é mais importante do que você pensa?

Vida 2 min read , February 4, 2021

Os jovens se preocupam mais com o meio-ambiente

A geração da ativista climática Greta Thunberg se preocupa mais com o clima do que os seus pais e avós. Mas o que muitos já sabiam, agora é ciência!

A Universidade de Oxford e as Nações Unidas fez uma pesquisa, utilizando pop-ups de jogos online, como o Angry Birds. Eles utilizaram essa estratégia, porque assim foi mais fácil atingir a população de jovens.

Mais de 1,2 milhão de pessoas, em 50 países, responderam a maior pesquisa realizada sobre mudanças climáticas.

O resultado: 70% das pessoas com menos de 18 anos acreditam que a mudança climática é uma emergência global, contra 58% das pessoas com mais de 60 anos. A média geral foi de 64%.

Mas, afinal, será que o efeito Greta Thunberg influenciou a opinião dos jovens?

Photographer: Diogo Hungria | Source: Unsplash

Um estudo recente do Journal of Applied Social Pshychology revela que sim e prova o efeito Greta Thunberg na luta contra as mudanças climáticas. A sua campanha fez com que mais pessoas nos EUA se envolvessem em ações climáticas.

"Descobrimos que aqueles que estão mais familiarizados com a Greta Thunberg têm maiores intenções de tomar ações coletivas para reduzir o aquecimento global e que crenças mais fortes de eficácia coletiva mediam essas relações", escrevem os autores do estudo, oriundos de escolas como a Universidade de Cambridge e Yale.

A Greta Thunberg está certa! Você nunca é tão pequeno pra fazer a diferença.

Brussels, Belgium. 21st February 2019. Swedish 16-years-old climate activist Greta Thunberg takes part in a march for the environment and the climate organised by students

Os pesquisadores descobriram uma forte associação entre saber quem é Greta Thunberg, manter crenças de eficácia coletiva - crenças de que um grupo do qual você faz parte será capaz de se organizar de maneira eficaz - e ter a intenção de realmente tomar uma ação coletiva.

A pesquisa envolveu 1.303 adultos dos EUA, 1.114 dos quais eram eleitores registrados (515 democratas, 441 republicanos e 107 independentes). 70% da amostra era branca, 13% era hispânica e 10% era negra.

A maioria dos pesquisadores acreditam que a Greta é capaz de inspirar ações coletivas em pessoas de todas as idades. Essa correlação é mais forte entre progressistas, mas também existe entre conservadores.

Greta é importante também para a causa autista. Ela é, hoje, a ativista autista mais que produziu o maior impacto mundial, sendo um exemplo de como a linguagem autista pode provocar mudanças positivas no mundo.

Greta Thunberg Direito Ambiental Direitos Humanos Direito Constitucional Mudanças Climáticas