written by
Igor Pereira

"O Nosso Relacionamento com a Natureza está Quebrado", diz Greta Thunberg

Vida 1 min read , May 23, 2021

Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, a ativista climática Greta Thunberg disse que o nosso relacionamento com a natureza está quebrado, mas podemos mudar essa relação.

Ela voltou a relacionar a crise ecológica com a crise de saúde do COVID-19, dizendo que elas estão interligadas: "75% de todas as novas doenças vêm de outros animais por causa da forma como cultivamos e tratamos a natureza, derrubando florestas e destruindo habitats."

O nosso atual sistema criou as condições perfeitas para que as doenças se espalhem de um animal para outro. Se não mudarmos o nosso paradigma, a próxima pandemia pode ser muito pior. Se continuarmos, ficaremos sem terra, sem alimentos e com riscos de novas crises biológicas.

greta thunberg

"A maneira como produzimos alimentos, criando animais para comer terras limpas, cultivar alimentos e alimentar esses animais. Se continuarmos, ficaremos sem terra e comida. Simplesmente não faz sentido. Se continuarmos fazendo alimentos da maneira como fazemos, também destruiremos os habitats da maioria das plantas e animais selvagens, levando inúmeras espécies à extinção.", disse Greta Thunberg.

Os vilões da crise climática não são apenas as empresas de combustível, mas também a agricultura e o modo como usamos a terra. Ela argumenta que a humanidade precisa mudar para uma dieta vegetariana, economizando terra, evitando pandemias e preservando a biodiversidade.

Todos os anos, matamos mais de 16 bilhões de animais, sem contar os peixes. Animais mostram sinais de empatia. Aqueles que são criados para o abate experimentam uma vida curta e terrível.

Nós podemos mudar. Podemos mudar a forma como tratamos a natureza.

Greta Thunberg Direito Ambiental Direitos Humanos Direitos Fundamentais