written by
Igor Pereira

Greta Thunberg na Black Friday: "Não compre coisas que você não precisa."

Vida 1 min read , November 28, 2020

A ativista climática Greta Thunberg criticou a sociedade de consumo e pediu para as pessoas não fazerem compras desnecessárias durante a Black Friday. "O consumo excessivo destrói as condições de vida atuais e futuras e o próprio planeta", escreveu a sueca de 17 anos. "Não compre coisas que você não precisa. "

Para Greta, a crise climática exige que mudemos o nosso estilo de vida, tornando-o mais sustentável. Na Black Friday, as empresas fazem de tudo para impulsionar o consumo, prejudicando a reflexão em torno de valores humanos.

Assim, o modelo produtivo hipercapitalista se perpetua em torno da posse de bens. Essa mesma tendência acumulativa se renova de feriado em feriado, sendo um empecilho à mudança do estilo de vida em direção ao mundo sustentável e mais feliz. O foco da vida não deveria ser o ter, mas o ser.

O consumo excessivo alimenta a crise climática. Por exemplo, a produção capitalista produz gases de efeito estufa e esgota os nossos valiosos recursos naturais.

O jornal alemão Der Spiegel lembra que, em novembro de 2019, pouco antes da Conferência Mundial do Clima em Madri, centenas de milhares de pessoas no mundo demonstraram um uso mais forte da política contra as mudanças climáticas. Apenas na Alemanha, 630.000 pessoas protestavam nas ruas.

Greta Thunberg está mais uma vez correta. Não compre coisas que você não precisa. Estamos no meio de uma crise biológica, ambiental e econômica.

Parem de consumir besteiras e usem o tempo livre para amar uns aos outros.

Direitos Humanos Direito Ambiental Direito Constitucional Greta Thunberg Black Friday